Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Querem enviar meu neto para o abrigo. Posso pedir a guarda dele?

Criança deve ficar com avó paterna em detrimento do acolhimento institucional, decide STJ

Publicado por Gabriel Muniz
há 4 anos

A 4ª turma do STJ concedeu ordem de HC garantindo que criança fique com a avó paterna em detrimento do acolhimento institucional. No caso, a mãe da criança faleceu e o pai é andarilho e usuário de drogas.

No habeas, alegou-se que "a ação de busca e apreensão foi baseada sem ao menos ouvir a avó paterna, sem pensar no melhor interesse da criança, pois esta nunca foi para abrigo, sempre residiu com sua avó paterna, antes mesmo de sua genitora falecer".

Ao conceder a liminar, o ministro Raul Araújo, relator, asseverou que o fundamento para a retirada da criança foi, em síntese, o fato de o casal demandado nos autos da medida protetiva possuírem, em tese, a guarda do menor de forma irregular, na chamada adoção à brasileira.

S. Exa. considerou que a avó paterna defende veementemente o não recolhimento da criança à instituição de acolhimento, já que o neto está sob sua guarda fática e convívio desde o óbito da mãe.

A ilegalidade é ressaltada quando confrontada com o entendimento desta Corte, que preceitua a necessidade de se dar prevalência ao melhor interesse da criança, privilegiando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Enfatiza muito, a ilegalidade do mandado de acolhimento institucional, o fato de haver a certidão da oficiala de justiça e, também, o andamento processual dando conta de que o mandado ainda não foi cumprido, logo, indubitavelmente, no mínimo existem duas famílias querendo muito a presença do menor ora paciente.”

Em sessão colegiada nesta quinta-feira, 7, o ministro reiterou que não há no caso justificativa para retirada da criança do convívio da família, bem como é imperativo a observância do melhor interesse da criança.

Assim, confirmou a liminar, com a ressalva relativa à preservação da integridade física ou psíquica do infante, em caso de eventual alteração do quadro fático. A turma acompanhou o voto do relator à unanimidade.

Fonte: Migalhas - https://bit.ly/2CrtYqh

  • Sobre o autorAdvogado de Família e Sucessões e Imobiliário
  • Publicações92
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/querem-enviar-meu-neto-para-o-abrigo-posso-pedir-a-guarda-dele/778791578

Informações relacionadas

Roseane Leopoldina Diniz, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Ação de Modificação de Guarda em favor da avó - guardião falecido

Abrahão Nascimento , Operador de Direito
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Inicial pedido de guarda pelos avós de acordo com novo CPC

JEFFERSON LABORDA DA SILVA, Advogado
Modeloshá 5 anos

Agravo de Instrumento com Pedido de Concessão de Efeito Suspensivo Ativo

Andreoli Advocacia, Advogado
Modeloshá 4 anos

MODELO: Ação de Guarda Definitiva com pedido de Tutela de Urgência

Marcos Antonio Hillesheim Junior, Advogado
Modeloshá 5 anos

Recusa de Nomeação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)